A Empresa Fundadores Serviços Curiosidades sobre Energia Solar para Pesquisa Galeria de fotos Fale conosco
Pesquisa

PARA ESTUDANTES OU QUALQUER PESSOA INTERESSADA EM CURIOSIDADES SOBRE A ENERGIA SOLAR, APRESENTAMOS UM RESUMO QUE PODERÁ SER ILUSTRADO COM FOTOS DE NOSSA GALERIA:

A energia solar voltaica é aquela obtida pela incidência dos raios solares sobre placas especiais que geram eletricidade. A matéria prima utilizada e o processo de fabricação ainda conferem às placas uma relação custo-benefício não muito boa. Por isso, a energia solar voltaica continua sendo utilizada, quase sempre, em todo o mundo, quando algum órgão governamental a subsidia. No Brasil, tais subsídios ocorrem até mesmo quando se trata da energia solar térmica. Como a energia solar térmica, que consiste na transformação de energia, obtida pela incidência de raios solares sobre placas coletoras, em calor, apresenta uma boa relação custo-benefício, sendo, portanto, a mais utilizada, é dela que falaremos a seguir:


IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE AQUECIMENTO DE ÁGUA POR ENERGIA SOLAR:

Se, ao optarmos por aquecer a água nos diversos tipos de edificações através de sistema de aquecimento por energia solar, assim o estivermos fazendo em substituição a sistemas convencionais, tais como chuveiros elétricos, aquecedores tipo "boiler", de passagem e a gás, poderemos atingir, entre outros, os seguintes objetivos:

a) Economia de Energia Elétrica:

Substituindo-se os sistemas convencionais, que são instalados dentro de cada unidade de uma edificação, por sistema central de aquecimento de água por energia solar e sabendo-se que o mesmo trabalhará, nos dias encobertos e/ou de consumo excessivo de água quente, com o complemento de um pequeno sistema elétrico auxiliar (sua incidência no período de ponta de consumo, tão crítico para as concessionárias, é mínima), teremos um consumo médio anual, por unidade, inferior a 12% da energia elétrica que seria gasta pelos sistemas para aquecer a água anualmente. Com isso, o consumo de energia elétrica total, anual, em edificações como prédios residenciais, apart-hotéis, hotéis, hospitais, clubes e casas, pode ser reduzido em até 50%, fazendo-se a opção de início mencionada.

b) Redução da Potência Instalada:

Com a opção pela energia solar em substituição aos sistemas convencionais, diversas edificações têm sua potência instalada tão reduzida que poderiam eliminar de uma a todas as sub-estações que seriam normalmente necessárias. Por oportuno, lembramos prática comum em nosso país: devido à incapacidade do usuário de arcar com as contas de energia elétrica, cada vez mais pesadas, o mesmo desativa um ou mais "boilers" em sua unidade, substituindo-o(s) por dois ou mais chuveiros elétricos, o que eleva a potência instalada ao dobro ou mais do previsto em projeto, comprometendo a segurança das instalações elétricas.

c) Redução de Custos:

Em se tratando de substituição de sistemas convencionais que utilizam energia elétrica, reduziremos quantidade significativa de disjuntores, fios e cabos de cobre, eletrodutos de PVC, válvulas de retenção e de segurança, tubos de cobre com conexões, o(s) aquecedor(es) tipo "boiler" e/ou chuveiro(s) elétrico(s) e/ou aquecedor(es) de passagem em si, mão de obra e menor administração de compras e supervisão pela redução de um gama enorme de itens e serviços. Além disso, ganha-se espaço em armários, tetos de corredores, etc., ao se eliminar(em), de uma unidade, o(s) aquecedor(es) tipo "boiler". Em se tratando de substituição de sistemas centrais a gás, eliminaremos a(s) caldeira(s) e tubulações de diâmetros bem maiores. No caso de substituição de sistemas a gás individuais, reduziremos as tubulações e os aquecedores em si. O sistema central de aquecimento de água por energia solar tem custo normalmente inferior. Podendo-se eliminar uma ou mais sub-estações, o custo do sistema solar é significativamente inferior. Mesmo que, em alguma situação, seu custo seja superior ao de um dos sistemas convencionais acima mencionados, a menor manutenção e a redução significativa nas contas de energia elétrica ou de gás proporcionam o retorno quase que imediato do investimento.

d) Aumento do Conforto e da Segurança:

Com o sistema central de aquecimento de água por energia solar, podemos ter água quente em todos os chuveiros, banheiras, lavatórios, bidês e pias de cozinha, a qualquer hora do dia ou da noite. Como o sistema de aquecimento central de água por energia solar é localizado na cobertura das edificações, no caso de manutenção, o que deverá ocorrer raramente e se limitar à limpeza do vidro dos coletores, não há necessidade de se incomodar o usuário em sua unidade, evitando-se, assim, o risco de danos à mesma. A diminuição da potência instalada ou da circulação de gás pelas edificações traz maior segurança aos usuários.


PARA QUEM A OPÇÃO PELO SISTEMA DE AQUECIMENTO DE ÁGUA POR ENERGIA SOLAR TORNA-SE MUITO VANTAJOSA:

a) Construtores:

Podem aumentar sua margem de lucro com a redução de custo, oferecer mais conforto aos seus clientes e evitar os transtornos que a manutenção de sistemas convencionais costumam causar.

b) Hoteleiros e Proprietários de Hospitais:

Podem oferecer maior conforto aos seus hóspedes/pacientes com uma redução substancial de sua despesa mensal com energia elétrica e/ou gás.

c) Arquitetos:

Os verdadeiros responsáveis pelo sucesso de uma edificação (sua beleza, funcionalidade e conforto) podem oferecer a seus clientes, através de projetos que acolhem sistema de aquecimento solar sem interferência com sua criação, solução moderna e econômica para o aquecimento da água e climatização do ambiente.

d) Usuários:

Ao exigirem que não se utilize outro sistema de aquecimento de água que não seja o solar, além de estarem contribuindo para a preservação do meio ambiente (a substituição quase que total dos sistemas convencionais por sistemas de aquecimento solar poderia evitar até mesmo a construção de novas usinas hidrelétricas), estarão melhorando sua qualidade de vida, obtendo água quente em abundância, a qualquer hora do dia ou da noite, e reduzindo o custo de construção e de manutenção de sua moradia.


ETAPAS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AQUECIMENTO DE ÁGUA POR ENERGIA SOLAR

Para se implantar um sistema de aquecimento de água por energia solar numa edificação, é ideal que a decisão seja tomada antes mesmo da concepção do projeto arquitetônico e que as seguintes etapas sejam obedecidas:

a) Estudo de viabilidade técnico-econômica, levando-se em consideração o clima da localidade onde se situará a edificação, sua localização, sua vizinhança, e a área máxima disponível na cobertura;

b) A Integração dos Diversos Projetos: o arquiteto, os projetistas elétrico e hidráulico e, muitas vezes, o calculista estrutural devem se reunir com o projetista solar para procederem à integração de seus respectivos projetos;

c) Cálculo e Elaboração do Projeto de Aquecimento de água por Energia Solar: os cálculos levam em consideração parâmetros como área disponível para a coleta e armazenamento de energia, o clima local, sombras em cada período do dia de cada época do ano, a demanda de água quente pelos usuários, a localização do terreno onde será erguida a edificação ou, em alguns casos, quando tal decisão não foi tomada de antemão como deveria ter sido, a localização da edificação no terreno, etc. Os resultados dos cálculos determinarão as dimensões e materiais ideais para os coletores, sua quantidade, sua posição na cobertura da edificação, sua inclinação, o volume do(s) reservatório(s), o diâmetro das tubulações envolvidas, em quanto poder-se-á reduzir a potência instalada, os detalhes do sistema elétrico auxiliar e a necessidade ou não de se calcular um sistema de recirculação;

d) A Instalação do Sistema Solar: a fim de que o sistema central de água por energia solar funcione adequadamente, é fundamental que os projetos elétrico e hidráulico, adaptados de acordo com a nova realidade, sejam executados corretamente, que os coletores e reservatório(s) tenham suas dimensões, revestimentos e proteções exatamente como indicam as especificações no projeto e que sua instalação siga rigorosamente as distâncias, inclinações e posicionamento determinados em projeto.
English Enviar Imprimir Página Inicial